Oi meninas, tudo bem?!!

Eu to super sumida aqui do blog (eu sei!) mas é que desde fevereiro eu entrei numa fase mais acadêmica e não saí mais…rs. Comecei a sentir muita necessidade de buscar conhecimento técnico em moda e decidi que esse ano seria o ano dos cursos, especializações e novos rumos.

Comecei a procurar cursos não só presenciais mas online também e em fevereiro começou o curso online de Introduction to Image Consultant na faculdade FIT (Fashion Institute  of Technology) em NYC e decidi me inscrever. O curso tem duração de 30 dias e as aulas são separadas em 6 módulos + 1 (a prova final). O curso custou $300 dólares, fiz minha inscrição no próprio site da FIT e paguei no cartão de crédito (as vagas são limitadíssimas e super disputadas – fiquem de olho no site deles!). Os módulos iam ficando disponíveis a medida que o anterior terminasse pra que todo mundo da turma estudasse juntos e participasse dos fóruns.

O 1º módulo foi mais uma introdução sobre a profissão de consultor de imagem, as habilidades necessárias pro negócio em si em termos financeiros quanto habilidades tecnológicas e pessoais importantes pra desenvolver e crescer nessa profissão em que você lida com pessoas de jeitos e estilos diferentes. Na minha turma éramos 10 meninas de lugares diferentes como de Fiji, Jersey, Chicago, NYC e eu do Brasil. Inclusive a minha professora (um amor de pessoa!) contou que ela dá aula lá na FIT pra diversas meninas brasileiras e o Brasil é um mercado em crescimento na área de consultoria de imagem (fica a dica!!).

No 2º módulo é que começa mesmo o conteúdo e as aulas pra valer, sempre com discussões, com exercício e 1 ou 2 quiz que também valem ponto. Nesse módulo a gente aprende os diversos tipos de rosto, proporções, características de cada tipo. O interessante é que depois dessa aula eu ficava analisando o formato de rosto de todo mundo na rua! (Ahaha juro!). O 3º módulo é uma continuação do rosto analisando a influência dos acessórios, tipos de golas, colarinhos e decotes sobre o ponto de equilibro de cada formato de rosto.

O 4º módulo foi sem dúvida o meu módulo preferido! Abrange a teoria da cor e sua aplicação. Fala sobre os conceitos de cor, contraste, intensidade, coloração pessoal (quente ou fria) e como identificar o tom de cor certo em cada tom de pele. Descobri que coloração pessoal é realmente customizada pra cada pessoa pois temos que analisar o contraste da cor do cabelo, olhos e pele.

O 5º módulo fala sobre os estilos de maquiagem que devemos usar para cada ocasião e como usar o corte e tom de cabelo correto de acordo com o seu formato de rosto e tom de pele. O interessante é que muitas vezes a pessoa está com o tom do cabelo completamente inadequado ao seu tom de pele e olho e isso também faz toda a diferença. O ideal que a gente siga a nossa natureza e use o cabelo na nossa cor mais original (porque queremos ser loiras?! Rsrs). O 6º módulo é o exercício de análise dos tipos físicos (existem 6 tipos físicos mais comuns), formato dos ombros, quadril e o conceito de Golden Mean (ou número de ouro) que representa o equilíbrio natural e é usado pra criar o ponto focal seja pra vestuário, criação de logotipos, design gráficos, fotografia, e outras áreas.

11_04_2017_13_42_52-programa curso fit
                              Grade do Curso da FIT

Como vocês viram o curso é bastante extenso, tem muiiiita informação e em curto tempo de duração. É super corrido e eu estudava praticamente todos os dias. No finalzinho do curso da FIT, começou o de Fashion Management no IBMEC-RJ, presencial, e ministrado pela maravilhosa consultora de imagem, Ju Burlamaqui (sigam ela no insta: @juburlamaqui). O curso do IBMEC é super curto, são apenas 3 semanas de duração com as aulas 2 vezes por semana a noite. Fiz a inscrição também no site do IBMEC, o curso custa R$ 980 reais e paguei no cartão de crédito. Apesar desse nome, o curso é sobre a profissão de Personal Stylist (eu amo essa área!).  Conceitos, área de atuação, e a diferença entre personal stylist e consultor de imagem. Até então achava que era quase a mesma coisa mas no curso descobri que o personal stylist é mais voltado pra moda. Ele orienta a cliente a se vestir adequadamente de acordo com o seu tipo físico, personalidade e estilo e o consultor de imagem é voltado pra análise como um todo, ou seja, a análise cromática do look, comportamento e etiqueta.

O curso de Fashion Mgmt fala rapidamente sobre coloração pessoal, e abrange em detalhe os diferentes tipos de formato de corpo, os 7 estilos universais, o processo de avaliação de guarda roupa, personal shopper, coordenação (de cores, estampas, texturas, estilos) e o mais interessante, como criar um guarda roupa cápsula.

11_04_2017_13_41_29- programa curso ibmec
                             Grade do Curso do IBMEC

É muito difícil dizer qual é o melhor, porque os 2 têm seus prós e contras né? Achei super interessante ter feito os 2 cursos porque os assuntos se complementam entre si. Apesar se serem são super parecidos, o da FIT tem mais conteúdo, vai mais a fundo no assunto de coloração (e esse foi o curso de introdução. São no total 6 mini cursos dentro do curso de Consultoria de Imagem) e o do IBMEC foca mais em análise de guarda roupa, personal shopper e montagem dos looks de acordo com o estilo e tipo físico de cada cliente.  Como a Ju tem o dia a dia e muitos anos de experiência nessa área, ela dá muitas dicas valiosas sobre a profissão, o que não podemos falar pra cliente e como é a correria por trás dos bastidores (é zero glamour viu gente!?). E também nesse curso conheci pessoas maravilhosas, éramos um grupo de 20 meninas super estilosas e apaixonadas por moda e espero manter contato com elas pra vida toda. Olha a foto do nosso grupo!

FOTO TURMA IBMEC_v2

No final desse mês estou indo pra NY pra fazer outro curso de extensão na FIT porém presencial e com duração de 3 semanas. Estou super animada pra estudar lá e vou contar toda a minha experiência aqui no blog e nas redes sociais!!! (me segue por lá! -> insta: @carlahelenaoficial & snap: @carlah_costa). Espero que tenham gostado do post (ficou meio longo né?! rs) e pra quem gostou e quer mais informação dos cursos segue abaixo os contatos das faculdades:

FIT -> Lista de cursos da FIT

IBMEC-RJ -> Lista de cursos do IBMEC

 

Xoxo ♥♥♥♥♥

Comentários

comentários